Saturday, February 2, 2013

Quase 5 anos

Olá pessoal, Há tempo não escrevo porque achei que o blog começou a perder o sentido já que as coisas que vivia aqui no Canada passaram a ser rotina e não mais novidade. Mas enfim, acho que é hora de atualizar o blog.

Vai fazer 5 anos que estou aqui no Canada. Apesar de muitos terem dito que seria muito difícil conseguir um trabalho permanente como um imigrante, eu nunca desisti de tentar. Continuei a aprender françês e depois de muitas tentativas, provas, exames e entrevistas, finalmente consegui o meu cargo permanente. Este foi um dos dias mais felizes que tive aqui no Canadá. Depois de quase 3 anos tentando, eu finalmente consegui. Aprendi que quando a gente realmente quer alguma coisa, com perseverança a gente arranja um jeito de dar certo, mais cedo ou mais tarde.

Também resolvi voltar a estudar porque pensei que um diploma em uma universidade canadense seria uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a cultura daqui e também melhorar o meu crescimento profissional. Fiz um pós-graduação em gestão pública e governança, e uma das minhas professoras me incentivou a me inscrever no mestrado. Fui aceito no mestrado de administração pública, e depois de seis disciplinas, só preciso agora escrever o meu projeto de pesquisa.

 Ter voltado a estudar tem sido uma experiência incrível. Acho que cresci muito no mestrado, aprendi a ser mais crítico no que leio e ter uma melhor noção do que é conhecimento, como ele é formado e validado. Recomendo muito o mestrado! Tem muita gente incrível no mundo, pesquisando o inimaginável, e voltar para a universidade faz a gente lembrar do quão mais podemos aprender

Nesses últimos anos também pensei muito em crescimento pessoal: o que é importante para mim, qualidade de vida e o que eu quero fazer. Acho que comecei a sentir a noção de que o tempo tá passando e que precisamos nos incentivar a crescer porque chega um ponto que não tem mais ninguém te dizendo o que você "deve" fazer. Resolvi que precisava não apenas amar o que faço, mas fazer mais coisas que eu amo. Então, eu tentei várias coisas: pintura em tela, aula de canto, aula de piano, aula de hip-hop, volleyball, etc. E enquanto muitos pensaram que iria ficar cansado fazendo tudo isso, eu sentia o contrário, fazendo as coisas que amava me dava muito mais energia.

Mas assumo que exagerei um pouco e a saúde foi a primeira a reclamar. O que achei estranho, já que me tornei vegano e minha dieta é exemplar. Mas prefiro ver como uma oportunidade de melhorar este ano, achar o equilíbrio em viver a vida produtivamente e ter tempo para não fazer nada (o famoso ócio criativo).

Feliz 2013 para todos.

No comments: