Saturday, August 8, 2009

O.Noir




Esta semana estive em Montreal duas vezes, a lazer e a trabalho. E cada vez que vou amo ainda mais essa cidade. Enfim, vou começar com o meu dia de trabalho.

Fomos fazer uma visita ao escritório de Montreal, onde pratiquei bastante o meu francês e o meu sotaque britânico. Estou melhorando! O ponto máximo do dia foi o nosso jantar que aconteceu no restaurante O.Noir (Preto em Português).

Vou explicar como funciona. O restaurante é todo preto e você não consegue ver nem sua mão na frente do seu rosto. É tudo escuro! O único lugar que tem luz é a entrada, onde você faz o seu pedido e paga ao final. Após todos escolher o que jantar, eles chamam o garçon que o conduz até a sua mesa. O detalhe é que todos os garçons são cegos e esta é a idéia do restaurante, você tem que viver esta experiência onde o sabor e o aroma da comida são mais importantes do que o visual, além de "ver" o mundo sobre o olhar de um cego.

Kim foi quem nos atendeu e nos levou até a nossa mesa. Saímos todos em fila tocando no ombro um do outro como fila do jardim de infância. Depois nos sentamos e ela começa a nos dar as instruções, explica o que tem na mesa, talheres, pratos, guardanapos, etc. O primeiro desafio foi comer o pão, como cortar, passar manteiga sem ver um centímetro na sua frente. No início foi um pouco complicado, mas você se acostuma. Depois veio o grande desafio, comer o prato principal, você não tem a menor idéia de onde está a comida no prato, de como cortar ou do que está no seu prato. Você pode inclusive solicitar o cardápio surpresa no qual você descobre o que vai comer quando o prato está na sua frente. Muitas vezes pensei que tinha cortado o pimentão e quando tentava colocar no garfo percebia que era grande demais. O bom de tudo isso é que ninguém tá vendo mesmo, então se você cometer uma gafe ninguém vai ver. :D
Os meus amigos que pediram bife, acabaram confessando que comeram com a mão.

Aos curiosos, se você quiser ir ao banheiro, você chama o garçon e ele te conduz até a porta do banheiro, onde há uma luz bem fraquinha e você pode ver alguma coisa.

Após a sobremesa, Kim nos conduziu mais uma vez em fila até a entrada, onde podemos pagar e ir embora.

I strongly recommend everyone to experience this restaurant in which you have to eat in the dark and you won't see your had in front of your eyes. The food is marvelous and part of the profit go towards NGOs for blind people. Take the chance to understand a different world that we literally don't see.

C'est une bonne opportunité d'apprécier notre santé.

Location: Rue Sainte-Catherine avec Rue Peel, Montréal.

Website:

www.onoir.com

4 comments:

Unknown said...

Oi formiga, deve ser muito engraçado comer aí, o melhor foi seus amigos comer o bife com as mãos, kkkk.
TE AMO!!!!

Anonymous said...

adorei a idéia do restaurante :D
deve ser bem legal (:
tô com muuuitas saudades de tuu, thi!
torço muito por tu, pra ter sempre mais e mais sucesso na sua vida (;
e a propósito, é muito fofo silvana te chamando de formiga *-* :B
fica com Deus, primo. we miss you (L)
beijos, bainca. :*

Anonymous said...

* bianca

Thiago Fernandes said...

Amo vocês demais! And I miss you too, my dear! :D