Sunday, June 15, 2008

O carnaval vai dominar o mundo!






Pois é, quem diria, depois de muita relutância, virei micareteiro (Lili como grande influenciadora). Quem quiser falar mal, que fale, porque eu adoro o carnaval de Salvador, adoro axé e me divirto ouvindo as músicas. Passeando ontem, me deparo com um desfile no meio da cidade, com várias crianças fantasiadas. Aí pronto, tinha que parar para ver, os pequeninos me fazem rir à toa.

Continuando o desfile, começo a ouvir uma batucada, um som familiar e começo logo a me interessar, mais a frente, uma bateria tocando uma mistura de samba/axé/timbalada. O sangue ferveu logo, e lá estava eu, ao lado da bateria filmando, tirando fotos, feliz. O som brasileiro traz uma felicidade que não tem explicação. Já me senti em casa. Aqui fica todo mundo assistindo o desfile passar, mas ninguém acompanha.

Ao final, a banda subiu em cima do caminhão amarelo da escola e começou a tocar Cachaça de Timbalada e todo o festival parou para ouvir a comissão brasileira. Sem sombra de dúvidas a melhor alegoria. O detalhe é que conheci a banda e ninguém é brasileiro, o cantor é filho de brasileira, mas nasceu no Canadá. O pessoal é muito gente boa, me convidaram para assistir ao show deles às 20h e já trocamos contatos. O final do desfile levava ao Festival Franco, em homenagem à língua francesa em Ontario. E se tem uma coisa que francês sabe é fazer festa. E como adoram a arte, era um festival de música, com circo. Milhares de crianças, idosos, famílias. A melhor parte é que todo mundo vai para o show ao ar livre com cadeiras de churrasco, toalhas de piquenique e muita comida. Hahahahha... É muito engraçado, eles são muito preparados, conforto acima de tudo.

A primeira banda foi muito boa, Penthontal, mistura de jazz e rock, uma banda super jovem mais muito talentosa. O segundo show foi a banda "brasileira", que cantou em "Português", francês, espanhol e criolo. O melhor foi que encontrei meus amigos brasileiros, Paulinho e Rommel (cantor MUITO bom, talentosíssimo). Quando o cantor da banda nos viu na platéia, falou no microfone :

- Os brasileiros Thiago e Rommel presenciando o show aqui.

E eu era famoso por 1 segundo, ahhahahahha... Me senti o máximo! As bandas são:

www.bombolesse.com e ZURUBA

Eles misturaram forró, com samba, com salsa.

Pelo menos aqui no Canadá não tem nem como sentir falta do Brasil, a gente tá sempre dando show.

8 comments:

Michelle Amorim said...

ô meu bem... onde quer que a gente vá encontra um Carnaval, ou mesmo se não encontrarmos a gente mesmo prepara um né? Sempre muito bom ler seu blog, cheio de novidades e detalhes desse país riquíssimo em todos os sentidos ;) Beijinhos mil querido e cuide-se!
Saudades...

Unknown said...

"O som brasileiro traz uma felicidade que não tem explicação." Interessante como sentimentos se intensificam com a distância, a saudade, não é? Lembrei de quando vc contou q se emocionou ouvindo uma música de Ana Carolina no rádio, logo nos primeiros dias. rsrs Ah, que lindas as fotos q vc colocou no post anterior! Falando em festa brasileira, vc falou em forró... Vc já contou alguma coisa pro pessoal aí do São João?? Saudades...
Beijos
Rafaela Florencio

Thiago Fernandes said...

Ainda não falei do SJ, porque ninguéma conhece, sempre me perguntam sobre o Carnaval. O SJ é uma festa muito típica nossa.

:D

Unknown said...

Mais ou menos, né? hehe O São João(a maior festa popular no Brasil depois do Carnaval), não foi criado por brasileiros, tem origens estrangeiras. A festa foi trazida pelos portugueses, a quadrilha tem passos de influência francesa, os fogos foram trazidos pelos chineses, a fogueira tem significado católico (avisar a Maria sobre o nascimento de São João) etc. O Carnaval tb não nasceu aqui. Surgiu na Grécia (+ ou - de 600 a 500 a.C.), depois se espalhou por Roma, Veneza, foi oficializado pela Igreja Católica e só chegou ao Brasil muuuuito tempo depois em mil setecentos e alguma coisa, tb com os portugueses, assim como o São João.
http://www.msn.com.br/carnaval/historia/default.asp
http://www.terra.com.br/criancas/especiais/festajunina/historia.htm
Beijinhos
Rafaela Florencio

Anonymous said...

Priiiiiiiiiiimo !
Ain que saudade eu tô de tuuu !
Mas eu fico feliz em saber que tu tá fazendo tanto sucesso lá fora ;D
Bom , eu tô sempre lendo teu blog , é só pq eu esqueço de comentar XD
Aí agora eu tô comentando só pra tu sabeeer .
Te aamo (L'
:*:*:*

Thiago Fernandes said...

Prima, te amo! Tu es linda demais. Muita saudade tambem, mas estou aproveitando muito. Se cuida, ta?

Ferdinando said...

Thiago , que legal .
Para matar a saudade dar uma olhadinha te imitando www.ferdinandolima.blogspot.com
Valeu

Alrizonio said...

Brasileiro faz carnaval em todo lugar, né mesmo? e ainda ensina a fazer. Aliás, falanu de música, tah estudando violão? eu agora toh louco por um teclado, é muito mais fácil, porq não cansa estudar nele, não doem os dedos nas cordas, hehe. Bom, percussão ou o q quer q seja, o importante é praticar. Acho q uma pessoa educada deve tocar algum instrumento musical, nem q seja o gogó! hehehe Afinal, alguns consideram o instrumento mais difícil de todos!