Tuesday, May 27, 2008

Oui, c'est bon






Já algum tempo que queria falar sobre a educação e o estilo das pessoas aqui. A educação aqui realmente é um pouco diferente, a impressão que eu tenho é que as pessoas são estimuladas a expor sua opinião e assim são forçadas a pensar. Além do mais, eles realmente estimulam que as pessoas se exponham, se levantem e opinem. Assim como, os debates são bastante estimulados, eles podem discutir diferentes pontos de vista cada um com seu argumento e no final está tudo bem. Cada um defende o seu lado. Eu gosto muito disso, foi algo que sempre reclamei em algumas disciplinas que cursei tanto no colégio como na universidade, a fase do decoreba e do professor que sabe tudo e joga conteúdo para os alunos já passou. Quero ver argumentos, discussão, participação. Isso é algo que realmente gosto e admiro aqui.

Domingo passado, participei do Aiesec Induction (palestra para os novatos que entraram para a AIESEC). A Ottawa University é linda, um prédio completamente novo no centro da cidade. A sala de aula é em formato de sala de reunião de escritório com quadros em todos os lados, eles realmente incentivam o ambiente profissional e o management. Achei o máximo. Além do mais, aqui eles estimulam muito a discussão em tópicos globais, e acabamos discutindo sobre a utilização de biocombustível e do envolvimento do governo canadenses no sistema judiciário internacional. Foi uma discussão muito agradável e de auto nível. Apesar de jovens, todos tem bons argumentos.

Um outro grande ponto na educação daqui é o espírito verde. Como as pessoas se preocupam com o meio ambiente. É o máximo, reciclagem aqui é lei. Minha roomate está sempre me dando dicas. O governo tem coleta seletiva em determinados dias da semana, então juntamos tudo que temos de plástico, vidro e papel e entregamos nestes dias. Além do mais, impressão sempre usando os dois lados. Por outro lado, se você for ao Mc Donald's no final da noite, parece que um furacão passou por lá. É comida, batata frita, ketchup espalhado por todos os lados. Tenho a impressão que os jovens não se preocupam muito com a educação à mesa.

Na esquina da minha casa tem um campo de beisebol, passei lá para ver. Nossa foi incrível, 9 horas da noite e as crianças todas empacotadas com roupas adequadas, capacetes, jogando com uma tática e uma seriedade que nem pareciam crianças. Mas a melhor parte estava na arquibancada, todos os pais e mães lá, assistindo o jogo, cada um traz a sua cadeira confortável e um cobertor (estava frio) e ficam torcendo pelos filhos. Não basta ser pai, tem que participar. E eles aqui realmente participam! Pense na emoção, parecia final de copa do mundo! Sem contar, na mistura, francês, inglês, inglês, francês. Eles mudam o tempo todo. E o que mais ouvi era: OUIIIIIIIIII C'EST BONNNNNNNNNNNNNNNNN... Com um sotaque SUPER engraçado! Morri de rir!

Se por um acaso, eu estiver no seu caminho enquanto você está passando, isto já é motivo para SORRY! É tão engraçado, nem tocamos um no outro, não houve nem um esbarrão, e lá vem a palavra, SORRY! Por outro lado, quase ninguém aqui escova os dentes depois do almoço. Até perguntei ao pessoal que trabalho se isso era rude para eles (nunca se sabe!). Enfim, é aceitável, eles não vêem como falta de educação.

Tive meu primeiro choque cultural. Já há algum tempo, quando me perguntavam como eu estava, eu respondia super empolgado: I am perfect! (Eu estou perfeito) e todo mundo ria, eles sempre diziam que nunca tinham ouvido isso e eu explicava que estava perfeito, porque tinha saúde, comida, família, etc. Enfim, depois de quase um mês, vim descobri que o que queria dizer era Everything is perfect! (Tudo está perfeito), porque do jeito que eu falava o sentido era que eu era o Deus e que eu não tinha nenhum defeito. Enfim, motivo de muitas risadas, todo mundo entendia o que eu queria falar, mas minhas palavras não condiziam com minhas atitudes! A resposta agora é Everything is perfect, and I am not perfect! Hahahahhaha...

Para fechar o domingo fomos no Zack's comer hamburguer, eu eu para variar Caesar Salad. E depois tomei gelatto (sorvete). E é incrível como sempre me admiro com o pintor das ruas, ele é o máximo, sempre com telas super bem feitas! Voltando para casa me deparo com uma carruagem e uma Mercedes parada no sinal, fato que ia tirar uma foto, a mulher do carro se achou a celebridade e ficou rindo e falando comigo... Diferenças culturais!

2 comments:

Alrizonio said...

É claro q vc é perfeito, Thiago! no caminho do céu apresentamos varições dinâmicas da perfeição, os altos e baixos, yin e yang, são os ciclos naturais, não se preocupe.
Buda falou: nada tem importância, siga seu caminho. Q barato a carruagem! já andou em uma? c'est bon ? hehehe

Thiago Fernandes said...

oui, c'est bon. Mas eu ainda nao andei. Engracada!

Merci!